Reino Unido: Alentejo promovido com gastronomia e vinhos

6 Jan

Reino Unido: Alentejo promovido com gastronomia e vinhos

No Reino Unido, o Alentejo vai começar a ser promovido como destino com “alma gastronómica de Portugal”. A missão está a cargo da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), que vai usar a “gastronomia e os vinhos alentejanos” como “âncora” de venda da região naquele país.

“A gastronomia e os vinhos são um produto muito forte no Alentejo e acordámos com os operadores ingleses com os quais trabalhamos que, este ano, esse vai ser o tema ‘âncora’ para esse mercado”, revela Vítor Silva, presidente da agência turística, à Lusa.

O responsável conta que, no mercado turístico britânico, o Alentejo vai receber “ainda mais atenção”. Segundo conta, “um dos mercados estratégicos para o Alentejo é o inlgês e este vai ser tratado com a mesma intensidade que nos anos anteriores, apesar da promoção estar focada na gastronomia e nos vinhos”.

A campanha está a ser ultimada em parceria com a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e assenta no lema “Alentejo – The Gastronomic Soul of Portugal” (“Alentejo – A Alma Gastronómica de Portugal”). O objetivo é promover o território alentejano como “um destino onde existe, ao longo de todo o ano, um festival de gastronomia”.

A ideia é, de facto, materializada “num conjunto de eventos gastronómicos existente no território”. Como exemplo, Vítor Silva indicou as semanas gastronómicas da região, quase todas promovidas pela Turismo do Alentejo e dedicadas à caça, ao porco, ao borrego, às sopas e tomatadas, entre outros.

“São eventos perfeitamente calendarizados, que podemos comunicar para o mercado inglês, identificando até os restaurantes aderentes”, argumenta. Estes últimos, por sua vez, vão ter de “adaptar para inglês as ementas ou, pelo menos, os pratos da semana gastronómica”.

“Outro dos eventos importantes que temos e que podemos apresentar ao mercado inglês é o Festival das Gastronomias Mediterrânicas, que vai decorrer no litoral, este ano, com o peixe em foco”, acrescentou.

Embora a abordagem centrada na gastronomia seja, desde já, “validada” pelos operadores britânicos, a região tem também “trunfos” vitivinícolas a promover, até porque “a qualidade dos nossos vinhos é grande e temos muitos enoturismos, abertos vários dias da semana”.

“Os ingleses têm dos melhores críticos de vinho do mundo e interessam-se muito por esta área, além de não podermos esquecer que foram eles que inventaram o vinho do Porto e que há muito produzem vinhos no Douro”, vinca.

No caso desta “âncora” da “Gastronomia e Vinhos” vir a ter resultados positivos na captação de mais turistas ingleses para o Alentejo, a ARPTA admite vir a implementar estratégias idênticas noutros mercados externos.

The following two tabs change content below.
Todos os dias há acontecimentos positivos em Portugal e no mundo que devem ser destacados: essa é a função do Boas Notícias.

Poderá também gostar:

* 1 Estrela ** 2 Estrelas ** 3 Estrelas ** 4 Estrelas ** 5 Estrelas * (7 votes, average: 4,86 out of 5)
Loading...


Etiquetas: ,

Ainda ninguém comentou, seja o primeiro.

Deixe a sua opinião