5 rotas da gastronomia portuguesa

Todos os dias há acontecimentos positivos em Portugal e no mundo que devem ser destacados: essa é a função do Boas Notícias.

5 rotas da gastronomia portuguesa

O jornal britânico The Telegraph elaborou, recentemente, uma lista de cinco rotas da gastronomia portuguesa que não pode perder! Veja a lista de cinco regiões de Portugal com uma gastronomia imperdível. Desde o vinho produzido no Douro, aos sabores alentejanos, o jornal aponta as melhores iguarias regionais do nosso país.

5 rotas da gastronomia portuguesa

1- A rota do Vinho do Douro

A zona vinícola do Douro encabeça a lista do jornal. A rota, recomendada aos visitantes e amantes de vinho, inclui paragens em várias adegas, como por exemplo a Quinta de Seixo, e recomenda uma visita a Lamego ou até mesmo à cidade espanhola de Salamanca.

Os que optarem por esta experiência poderão “degustar vinhos do Porto memoráveis”, garante Mary Lussiana, autora do artigo.

2- A cidade do Porto

A cidade do norte de Portugal é referida como sendo a cidade ideal para uma “imersão completa na comida e nos vinhos de Portugal”, fazendo referência ao Hotel Yeatman, situado na Invicta. As paredes do Hotel estão decoradas com mapas sobre vinhos de todo o território português e a adega tem mais de 1.500 garrafas de vinho português, salienta o The Telegraph. O jornal recomenda uma estadia no quarto 007 ou 008 para quem quiser viver a experiência de dormir num barril de Vinho do Porto e elogia a cozinha dirigida por Ricardo Costa que já conquistou estrelas Michelin.

3- Comida Alentejana

“As grandes planícies alentejanas são o lar de muitos dos melhores ingredientes portugueses”, refere a autora. A carne de porco preto, as azeitonas, o azeite, os espargos e os queijos são as iguarias gastronómicas que marcam a personalidade desta região, caracterizada pelas suas cidades fortificadas com casas caiadas de branco.

4- Marisco na Ria Formosa

Recentemente classificada como uma das sete maravilhas do Mundo, a Reserva Natural da Ria Formosa é composta por lagoas, pântanos, salinas e ilhotas onde se encontram “boas ameijoas e mexilhões”, avisa Mary Lussiana.

Para além destes moluscos, há também ostras, chocos e polvos em abundância. “Para encontrar a variada gama de frutos do mar disponíveis é indispensável que visite o mercado barulhento e cheio de peixes coloridos localizado em Olhão”, diz o artigo.

5- Aulas de culinária no Alentejo

No último ponto da sua lista, Mary Lussiana ‘insiste’ na região alentejana visitando a Herdade do Esporão, no coração do Alentejo, que proporciona um curso de culinária de uma uma semana, que proporciona aos seus alunos tempo livre para visitar cidades e aldeias da região, famosas pelos mármores, cerâmica e mobiliário pintado à mão.

Durante essas aulas os visitantes poderão aprender receitas típicas da região, como os diferentes pratos de bacalhau, utilizando temperos e aromas locais. Por fim, remata a autora, os visitantes podem ainda “refrescar-se do calor alentejado com um mergulho na piscina” da herdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *