conservas foz do douro

Todos os dias há acontecimentos positivos em Portugal e no mundo que devem ser destacados: essa é a função do Boas Notícias.

conservas foz do douro

Está a chegar a 1.ª edição do festival gastronómico “Conservas no Castelo”, que decorre entre os dias 9 e 12 de Julho no Forte de São João Baptista, na Foz do Douro. A iniciativa, de entrada gratuita, pretende divulgar e promover uma das mais emblemáticas iguarias de Portugal, as conservas de peixe, “mantendo viva a tradição portuguesa em forma de lata”.

Ideais para uma refeição “equilibrada, rápida e saborosa”, para saladas ou até para “entradas sugestivas”, as conservas de peixe são as rainhas do evento, inserido na programação das Festas de São Bartolomeu e promovido pela Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP) em parceria com União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a organização informa que o I Festival de Conservas “integra uma área gastronómica com 12 bancas onde os visitantes podem degustar as mais diversificadas conservas, fazer provas de vinho e saborear doces regionais” num ambiente “informal e de festa”.

Durante todos os dias do evento, pelas 18.30h, haverá, também, sessões de ‘show cooking’ com a assinatura de conceituados chefes da cidade, como o ‘chef’ Marco Gomes do Foz Velha ou o ‘chef’ António Vieira do BH Foz.

Foz do Douro - Conservas

A acompanhar os sabores, o festival assegura, também, muita animação musical: quinta e sexta-feira há ‘sunset’ no Forte apartir das 19.30h com a presença de vários Dj’s e, para o fim-de-semana, estão previstas atuações do Orfeão da Foz do Douro e do Grupo de Danças e Cantares. Para os mais novos haverá múltiplas atividades lúdicas infantis, garantem os promotores.

No arranque do I Festival “Conservas no Castelo” vão estar a prova mais de 100 iguarias em conserva, produzidas por oito fábricas de conservas locais (A Poveira, Belamar, La Gondola, Briosa, Pinhais, Bom Petisco, Luças e Conserveira do Sul), bem como “a qualidade e a tradição do forno a lenha da Padaria Formosa e os premiados vinhos da Quinta de Lubazim”.

Os amantes das bebidas poderão, ainda, saborear um ‘Gin’ com vista para o mar na área ‘lounge’ criada especialmente na “varanda” do Forte de São João Baptista.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *