Tarte de Batata e Espargos (Jamie Oliver)

25 Fev

Tarte de Batata e Espargos (Jamie Oliver)

Estava eu, num destes dias frios, a ver o 24 Kitchen quando surgiu o Jamie Oliver, no programa “Jamie at Home”, a preparar uma bela tarte de batata e espargos. Com natas, queijo, muita batatinha e ovo, assim de aspecto cremoso e espesso. Daquelas comidinhas que consolam a barriga e a alma. Fiquei de água na boca, assim para o desconsolada porque para o meu jantar havia sopa e uma sandocha. Não que seja mau, as minhas sopas são bem saborosas mas apetecia-me algo mais requintado e vistoso.

Decidi agora experimentar a receita e usei a minha cobaia habitual, o Mr. Fofo. Devo avisar que não fui totalmente fiel à receita e adicionei mais uns ingredientes, o alho francês, os cogumelos e os coentros.

Ingredientes:

  • 500 gr de batatas cozidas, já sem casca
  • 1 frasco de espargos cozidos ou, preferencialmente, 1 molho de frescos
  • 2 dl de natas
  • 3 ovos
  • Cogumelos
  • Queijo ralado (mão cheia)
  • Alho francês
  • Coentros
  • Sal, pimenta, noz moscada, alho em pó
  • Massa Filo

Preparação:

Levei 500 gr. de batatas descascadas a cozer em água com sal. Assim que ficaram prontas, escorri e esmaguei-as muito bem e adicionei as natas, o alho francês cortado em pedacinhos, os cogumelos bem escorridos e uma mão cheia de queijo ralado.

O Jamie indica 200 gramas, se não estou em erro, mas eu quis reduzir algumas calorias. Esta receita não tem lactose, por isso usei um queijo sem lactose da marca Lafuente que não é dos mais apaladados. Também encontram à venda queijos da marca Paiva, uma marca portuguesa que já lançou 3 variedades de queijo sem lactose.

Quem não tiver problemas de intolerância pode e deve usar um queijinho mais forte. As natas, usei da marca Minus L. Todos estes produtos são facilmente encontrados num supermercado.

Agora que já vos encaminhei nos ingredientes que devem procurar, voltemos à receita: bati 3 ovos e juntei-os à mistura de batatas, assim como os coentros picados e os temperos.

Misturei muito bem e logo de seguida passei para a massa. A caixa de massa filo que comprei tinha 2 pacotes com 2 folhas cada. Usei-as todas e cobri uma forma rectangular previamente forrada com papel vegetal, barrado com manteiga (o lado da folha onde a massa assenta).

O Jamie barrou todas as folhas de massa filo com manteiga (há manteiga sem lactose da marca MinusL) mas eu só barrei duas e acho que nem é preciso de todos.

Despejei o preparado de batatas por cima da massa, coloquei os espargos por cima e levei ao forno até ficar consistente. Infelizmente, usei espargos de frasco, que já estão cozidos e invariavelmente molengões. Se puderem, comprem espargos frescos, dêem uma fervidela rápida em água com sal e usem-nos para cobrir a tarte.

Tanto eu como o Mr. Fofo, ficámos muito satisfeitos com o petisco. É uma espécie de quiche mas com uma consistência mais densa devido à batata.

Já estamos a pensar fazer variações, introduzir ingredientes e temperos diferentes. Fiquem atentos e Bom apetite!

Ligações uteis:

The following two tabs change content below.
Veja também a sua receita publicada no site Receitas de Portugal. Clique AQUI para enviar a sua receita.

Latest posts by Receitas Enviadas (see all)

Poderá também gostar:

* 1 Estrela ** 2 Estrelas ** 3 Estrelas ** 4 Estrelas ** 5 Estrelas * (8 votes, average: 4,88 out of 5)
Loading...


Etiquetas: , , , , , ,

Ainda ninguém comentou, seja o primeiro.

Deixe a sua opinião