Todos os dias há acontecimentos positivos em Portugal e no mundo que devem ser destacados: essa é a função do Boas Notícias.

Vinhos de Lisboa aumentam 5% das vendas em 2013
© CVR Lisboa

 
Os vinhos da Região de Lisboa registaram um aumento de 5% nas vendas em 2013, o que corresponde a mais 3 milhões de euros nas receitas. No total, segundo a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, a produção da capital somou 90 milhões de litros de vinho em 2013.

O feito resultou na venda de 23,5 milhões de selos, o que equivale, aproximadamente, a um igual número de garrafas. “A certificação aumentou porque, em 2014, é esperada uma maior exportação de vinho”, explica Vasco d’Avillez, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.

“Os produtores, para garantirem resposta ao aumento da procura nos mercados, trataram de certificar uma maior quantidade de vinhos do que no ano anterior”, acrescenta. Segundo o responsável, uma região como a de Lisboa, que produz 90 milhões de litros, tem a possibilidade de certificar ainda mais do que os cerca de 25% que certifica atualmente.

A sustentar este aumento estão as exportações que, em 2013, voltaram a subir de 60% para 65%, com Angola, Brasil, EUA, Europa do Norte, Rússia e China a constituírem os principais mercados.

De todo o vinho da região que é certificado, apenas 35% fica em território nacional. “Esperamos que, a partir de 2014, os resultados relativos aos mercados sejam ainda melhores”, avança Vasco d’Avillez em comunicado.

“Para o triénio 2014/2016, os investimentos a fazer vão passar a contemplar a Namíbia e a África do Sul, para além de Angola e Moçambique, onde já operávamos, o que vai permitir um eixo de comercialização de vinhos da Região de Lisboa em África”.

De acordo com o presidente da Comissão, a totalidade do vinho produzido na Região de Lisboa vale, anualmente, 80 milhões de euros no mercado. Em 2014, a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa espera um acréscimo deste valor, quer pelo subida do preço do Vinho quer pelo aumento da quantidade certificada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *