Riberalves convida Jamie Oliver a conhecer bacalhau luso

10 Mar

Bacalhau Luso

Convite foi lançado na sequência de uma receita de Bacalhau à Brás “reinterpretada” pelo chefe britânico e que gerou polémica. © Jamie Oliver

 

Na sequência de uma polémica receita de Bacalhau à Brás partilhada, recentemente, pelo ‘chef’ britânico Jamie Oliver no seu site oficial – uma reinterpretação do prato português que, devido às modificações, motivou centenas de comentários -, a empresa portuguesa Riberalves decidiu convidar o cozinheiro a vir a Portugal para conhecer as verdadeiras maravilhas do bacalhau.

“O grande Jamie Oliver lançou uma receita tradicional de Bacalhau à Brás, digamos, muito sua… mas o que diria o senhor Brás, que inventou a receita na sua taberna do Bairro Alto, em Lisboa?”, questionou a empresa, que há décadas se dedica ao negócio do bacalhau, na sua página do Facebook.

Sem deixar de agradecer “muito” ao britânico por “partilhar a gastronomia portuguesa”, mas considerando “uma heresia” que, na receita de Jamie Oliver, o ovo seja adicionado antes da batata, a Riberalves endereçou-lhe, então, uma carta em que o convida a visitar o nosso país para “descobrir o maravilhoso mundo do bacalhau”.

“Em nome da Riberlaves, um negócio familiar português dedicado ao bacalhau, sinto-me privilegiado e honrado por convidá-lo a visitar Portugal”, escreve Ricardo Alves, diretor executivo da empresa, na carta enviada ao ‘chef’ inglês, acrescentando que “os portugueses são, de longe, os maiores amantes do bacalhau” e que este peixe é visto como uma “instituição” na culinária nacional.

Ricardo Alves reconhece que “a gastronomia evolui graças à inspiração e às novas interpretações feitas por ‘chefs’ fantásticos” e, elogiando o novo toque dado por Jamie Oliver ao Bacalhau à Brás, desafia-o a passar por Portugal “para descobrir o mundo incrível do bacalhau” e muitas outras receitas onde este ingrediente é o rei e “que tornam os nossos dias mais saborosos”.

A ideia foi aplaudida pelos utilizadores portugueses que seguem o Facebook da Riberalves, somando vários comentários elogiosos e mais de 300 “likes”. Até agora, porém, o ‘chef’ britânico ainda não respondeu ao convite.

Recorde-se que, como o Boas Notícias avançou recentemente, a reinterpretação do Bacalhau à Brás feita por Jamie Oliver foi partilhada no seu site oficial há cerca de duas semanas, destacando-se pela junção de chalotas, limão, piri-piri e vinagre de vinho tinto aos ingredientes tradicionais, que são, para além do bacalhau, a batata ‘palha’, a cebola frita às rodelas, os ovos mexidos, as azeitonas e a salsa picada.

A versão parece não ter agradado à maioria dos fãs portugueses do cozinheiro, que inundaram a sua página na rede social Facebook com muitos comentários e fotografias com a receita “verdadeira”.

Conheça a receita do Bacalhau à Brás de Jamie Oliver (em inglês).

 

Ligações úteis:

Coloque o seu email abaixo para receber Gratuitamente todas as Novas Receitas!

The following two tabs change content below.
Todos os dias há acontecimentos positivos em Portugal e no mundo que devem ser destacados: essa é a função do Boas Notícias.

Poderá também gostar:

* 1 Estrela ** 2 Estrelas ** 3 Estrelas ** 4 Estrelas ** 5 Estrelas * (4 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...


Etiquetas: ,

Ainda ninguém comentou, seja o primeiro.

Deixe a sua opinião