Revelado segredo dos benefícios da dieta mediterrânea

30 Mai

Revelado segredo dos benefícios da dieta mediterrânea

Uma investigação, levada a cabo por cientistas britânicos, revela que o segredo dos benefícios da dieta mediterrânea está na combinação entre o azeite e o verde dos vegetais e saladas.

Segundo o estudo, a união desses dois grupos alimentares – um rico em gordura insaturada e outro em nitratos – faz com que sejam criados ácidos graxos, capazes de ajudar a baixar a pressão arterial e de a tornar um dos regimes alimentares mais saudáveis do mundo, nomeadamente a nível cardíaco.

Inspirada na tradição gastronómica de países como Grécia, Espanha e Itália, a dieta mediterrânea inclui vegetais em abundância, bem como muita fruta fresca, cereais integrais, nozes, frango e peixe.

Ainda que cada um dos ingredientes tenha, individualmente, benefícios nutricionais bem conhecidos, ainda não era claro para os cientistas aquilo que tornava a dieta mediterrânea no seu conjunto tão saudável.

Agora, neste estudo levado a cabo por investigadores do King’s College, em Londres, e da Universidade da Califórnia, nos EUA, os resultados dão a conhecer a produção de ácidos graxos através da fusão do azeite com folhas verdes.

Os mesmos ajudaram a baixar a pressão arterial dos roedores bloqueando a enzima ‘hidrólise de epóxidos’. “A gordura, quando misturada a nitratos e nitritos, forma uma reação química que resulta em ácidos graxos”, explica Philip Eaton, líder da investigação.

“Trata-se de um mecanismo de proteção da natureza. E se apostarmos nisso até podemos vir a fabricar novos medicamentos para tratar pressão alta e prevenir doenças cardíacas”, adianta, citado pela BBC.

The following two tabs change content below.
Todos os dias há acontecimentos positivos em Portugal e no mundo que devem ser destacados: essa é a função do Boas Notícias.

Poderá também gostar:

* 1 Estrela ** 2 Estrelas ** 3 Estrelas ** 4 Estrelas ** 5 Estrelas * (6 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...


Etiquetas:

Ainda ninguém comentou, seja o primeiro.

Deixe a sua opinião