Portugal: Dezoito cozinheiros querem ser o chef do ano

4 Abr

Concurso Chefe Cozinheiro do Ano (CCA)

A partir desta quinta-feira, dezoito cozinheiros vão competir pelo título de chef do ano, através da criação de um menu com produtos portugueses como bacalhau, porco, vitela, couve e morangos.

Numa edição que celebra os seus 25 anos de existência, o concurso de Chef Conzinheiro do Ano (CCA) é dedicado à gastronomia portuguesa e os candidatos devem apresentar um menu completo (entrada, prato de peixe, prato de carne e sobremesa), realizado em tempe limite.

O júri é presidido por Nuno Mendes – Chef de cozinha do Hotel Chiltern Firehouse, em Londres, que conquistou uma estrela Michelin no restaurante ‘Viajante’, também na capital britânica -, em conjunto com António Bóia, capitão da equipa olímpica júnior de culinária e por Helmut Ziebell.

A primeira etapa da competição decorre já na próxima quinta-feira, em Lamego. Seguem-se as etapas do Estoril, a 10 de Abril, e de Faro, a 24 de Abril. A final decorre em Novembro, em Lisboa, com um total de oito apurados.

“O concurso Chef Cozinheiro do Ano é um local de apresentação, de partilha e de evolução, por onde têm passado todos os nomes da cozinha nestes últimos 25 anos”, refere o promotor, Paulo Amado, da Edições do Gosto, à Lusa.

Trata-se de uma prova que “simula a realidade”, devido às limitações do tempo, e que “afunila no que é português, na medida em que obriga os cozinheiros a usarem produtos portugueses”, acrescenta. “Só um é que ganha e esse é o Chef Cozinheiro do Ano, um título que muda positivamente o rumo de um profissional”, disse o responsável.

Vítor Matos e João Rodrigues (ambos com estrelas Michelin), Fausto Airoldi, Henrique Sá Pessoa, Jerónimo Ferreira ou Henrique Mouro foram alguns dos vencedores de edições anteriores do Chef Cozinheiro do Ano.

Conheça todos os dezoito concorrentes AQUI.

The following two tabs change content below.
Todos os dias há acontecimentos positivos em Portugal e no mundo que devem ser destacados: essa é a função do Boas Notícias.

Poderá também gostar:

* 1 Estrela ** 2 Estrelas ** 3 Estrelas ** 4 Estrelas ** 5 Estrelas * (5 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...


Etiquetas: ,

Ainda ninguém comentou, seja o primeiro.

Deixe a sua opinião