Todos os dias há acontecimentos positivos em Portugal e no mundo que devem ser destacados: essa é a função do Boas Notícias.

Turismo dos Açores
© Turismo dos Açores

Em Boston, nos EUA, o hotel Langham decidiu celebrar a gastronomia açoriana. Nesse sentido, durante todo o mês de Março, o mesmo vai oferecer menus inéditos, com pratos inspirados no arquipélago português. A iniciativa resulta de uma parceria com a Escola de Formação Turística e Hoteleira (EFTH) de São Miguel.

“Queremos proporcionar uma experiência divertida e única aos nossos convidados”, conta Mathias Weigmann, diretor de operações do hotel. “Tudo em relação aos Açores, desde a paisagem à culinária, é espetacular, e queremos trazer um cheirinho deste grupo de ilhas para a Nova Inglaterra”.

A ideia surgiu no seguimento da contratação de um estagiário, Joel Vieira, através do programa da Escola de Formação Turística e Hoteleira de São Miguel.

“O Joel foi uma estrela na nossa cozinha”, acrescenta o responsável à Lusa. “Apreciámos tudo o que ele tinha para ensinar sobre as ilhas e, em conjunto com o Felipe (Diretor Executivo da EFTH), decidimos organizar este programa”.

O hotel Langham tem três restaurantes e todos estão, este mês, a oferecer pratos açorianos, produzidos com ingredientes frescos importados das ilhas.

Apesar de o chefe executivo do hotel, Mark Sapienza, ser casado com uma açoriana, o mesmo pouco sabia da gastronomia das ilhas. No entanto, Sapienza foi até ao arquipélago luso, onde acabou por ficar durante uma semana e, inclusive, criou o menu que iria servir à mesa, com a ajuda do chef Sandro Meireles.

“Visitar os Açores e perceber a história e cultura por trás dos pratos, trabalhar com os produtos das ilhas, foi uma experiência completamente diferente”, revela. “Fresca, simples e saborosa. Familiar, mas exótica por vezes”.

O menu idealizado pelo profissional contempla “pratos tradicionais e contemporâneos, que são acessíveis para os americanos, mas, ao mesmo tempo, fieis à cozinha açoriana.”

Segundo o chef do hotel, os clientes vão poder apreciar mais de 25 pratos contemporâneos, usando ingredientes como massa sovada, belos lêvedos e bacalhau, entre outros mais tradicionais como caldo de peixe à moda do Pico ou sopas do Espírito Santo.

Ao longo do mês, o Langham vai também expor obras de arte selecionadas pela galeria Fonseca Macedo, de Ponta Delgada, e acolher alguns eventos musicais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *