Receita de Molotof de Caramelo

Receita de Molotof de Caramelo
Fonte da imagem: VamoslaPortugal.com

Ingredientes:

  • 12 clara
  • 12 colheres de sopa de açúcar

Para o Caramelo:

  • 1 chávena de açúcar amarelo
  • 1/2 chávena de natas (ou 1/4 leite 1/4 natas)
  • 2 Colheres de sopa de manteiga
  • Sal q.b.

Preparo:

1º. Para fazer o molotof começa-se por pré-aquecer o forno a uns 180C.

2º. Depois numa taça grande bate as claras em castelo, depois adiciona o açúcar e bate um pouco mais (normalmente faço 12 colheres mas faz 10 experimenta e ajusta de acordo com o teu gosto, deve ser doce mas não super doce), até estar tudo bem em castelo.

3º. Agarra numa forma de castelo e unta muito bem com manteiga, isto é importante porque as claras são frágeis e pegam com facilidade, neste ponto se quiseres podes pôr no fundo um pouco do caramelo, eu normalmente não ponho.
Leva ao forno por volta de 20 minutos, depois de passar o tempo, desliga o forno e deixa o molotof lá dentro a secar um pouco, tira quando forno tiver arrefecido.

4º. Por fim desenforma com cuidado e cobre com o caramelo liquido.

5º. O caramelo é simples, junta todos os ingredientes, o açúcar com 2 colheres de sopa de água, deixa caramelizar até começar a escurecer (ainda não é um caramelo mas está num ponto perto), nesse ponto retira do lume, adiciona a manteiga mexe e depois as natas e mexe bem, volta a por no lume mais uns 5 minutos para ficar um pouco mais espesso e por fim uma pitada de sal e já está.

Bom proveito! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *