Receita de Cheesecake de Lima

Veja também a sua receita publicada no site Receitas de Portugal. Clique AQUI para enviar a sua receita.

Receita de Cheesecake de Lima

Ingredientes

  • 500 gr. de queijo fresco
  • 1 pacote de natas (2dl)
  • 9 folhas de gelatina
  • 250 gr. de bolachas digestive
  • 100 gr. de manteiga
  • 7 ou 8 colheres de sopa de açúcar
  • 0,5 dl de leite
  • Sumo e raspa de 2 limas

Preparação

Antes de vos explicar a receita, indico-vos o link do meu bolo de natas e Oreo que tem muitas semelhanças com este cheesecake. E como é uma receita passo-a-passo, ficam a perceber a montagem do doce.

Em relação ao queijo, devem comprar daqueles queijos frescos que parecem iogurte e que são muito cremosos. Não é o queijo fresco que habitualmente usamos para enfiar dentro do pão. Eu comprei fromage blanc da marca Vrai.

Começam por triturar as bolachas com a manteiga. Eu uso manteiga com sal, fica um contraste agradável, e podem adicionar nozes partidas à base de bolacha, dá textura.

Devo avisar que a minha receita tem menos manteiga do que aquilo que é habitual. E o mais provável é que, com as 100 gr de manteiga, vão ficar com uma base de bolacha quebradiça. É por esse motivo que eu adiciono uma pinga de leite (para não haver confusões, o leite que indiquei nos ingredientes é relativo à gelatina, que vai ser dissolvida), para dar consistência. Mas ponham pouco da cada vez, não querem que a massa fique molengona.

Esta deve ficar com uma consistência que permita estender na forma sem quebrar, ou seja, não pode ficar nem demasiado mole nem demasiado seca.

Assim que tiver a consistência ideal, borrifam a forma com óleo (há óleo em spray), cobrem com película aderente e forram o fundo com a bolacha, calcando bem.

Vejam as foto do bolo de Oreos. Levam a forma ao frigorífico para que a base comece a endurecer um pouco e passam para o creme.

Com uma batedeira, batam as natas em chantilly com 6 colheres de sopa de açúcar.

As natas devem ser refrescadas no frigorífico, previamente, para que engrossem mais depressa. Juntam o queijo fresco, a raspa e o sumo das limas.

Eu provei o creme e adicionei mais duas colheres de açúcar mas façam-no a gosto.

Colocam de molho, em água fria, as 9 folhas de gelatina (usei o formato mais pequeno, marca Gelita, pacotes de 12 folhas) até amolecerem.

Retiram as folhas da água, espremem bem e dissolvam-nas no leite quente (0,5 dl).

Adicionam o leite ao creme de natas e queijo e misturam bem.

Por fim, deitam o creme na forma e o cheesecake fica no frigorífico até endurecer. Para desenformar o bolo, basta colocar a forma num recipiente com água quente durante uns segundos ou o tempo necessário mas tenham cuidado para não exagerar, senão o creme fica muito mole e os laterais do bolo descaem.

Em princípio, como barraram a forma com o óleo, nem deve ser necessário aquecer a forma com a água mas já sabem como proceder caso o cheesecake não deslize com facilidade.

Eu inverti a forma e, com paciência, dei umas batidas no fundo e puxei delicadamente a película aderente para que esta descolasse da forma.

Como o bolo fica invertido no prato, com a base de bolacha para cima, voltei a invertê-lo para outro suporte.

E, por fim, decorei com a fruta. 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *